banner-wine2a
banner-wine2
banner-wine3

California

Curiosidades
Missionários espanhóis levaram as primeiras mudas de vinhas EUA no séc. XVIII, com intuito de produzir vinho para comunhão. A busca pela qualidade dos vinhos surgiu apenas no séc. XIX, a partir da importação de mudas européias, que foram mlehor estabelecidas na Califórnia. O resultado veio juntamente com o fim desse mesmo século, reconhecimento pela qualidade alcançada.

“Conspirações”
Dois desastres quase colocaram tudo a perder: o primeiro foi a filoxera, praga terrível que por muito pouco não destruiu a indústria vinícola européia e depois a proibição de consumo de álcool nos EUA ( Lei Seca ). Ambos os problemas foram ultrapassados à medida do tempo.

Surgimento
Com o consumo de álcool de volta a legalidade, na década de 60 vieram novas influências, o vinicultor russo André Tchelitscheff e Robert Mondavi. Seis anos mais tarde, Mondavi criou a primeira vinícola do Vale do Napa, trazendo atrás de si, o desenvolvimento de Sonoma e Santa Cruz, e mais tarde Santa Bárbara e Monterey.

A indústria
Os EUA são o quarto maior produtor de vinho do mundo, sendo que a Califórnia responde por mais de 90% dessa produção. É o MAIOR consumidor de vinho no mundo, em números absolutos. Toda essa produção se divide nas mais de 1500 vinícolas espalhadas pelos EUA.

Estilos de vinho
Cabernet Sauvignon é de longe a cepa mais importante da California, depois aparecem Zinfandel e Merlot, mas vale destacar Pinot Noir, Syrah e Chardonnay como cepas que vêm se destacando por qualidade aliada à preço.

Reconhecimento internacional
Julgamento de Paris, consagrado concurso de vinhos – couvées – nos anos 70, veio a consagração: a partir de teste cego, com a participação dos mais importantes vinhos franceses, italianos entre outros, os jurados escolheram como melhores vinhos o Cabernet Sauvignon Stag’s Leap Wine Cellars e um Chardonnay do Château Montelena, fato que possibilitou o reconhecimento internacional e inseriu de vez os vinhos californianos no mapa de bons produtores do mundo.

Terroir
Um terroir perfeito! Os rios Napa e Russian proporcionam fertilidade ideal para desenvolvimento das uvas. A temperatura média de 23°C durante o verão contrasta com chuvas que ocorrem ocasionalmente no inverno. Latitude 38-40° N, altitude de 20-700 e um solo predominantemente comporto por argila e greda favorecem um terroir harmonizado.